sábado, 6 de novembro de 2010

Visita de Estudo à Expolab-12ºB

Visita de Estudo à Expolab

Centro de Ciência de Lagoa

Alunos do 12º B

No dia 12 de Outubro de 2010, os alunos da turma B do 12ºano da Escola Secundária das Laranjeiras, acompanhados pelas professoras de Biologia e Psicologia, respectivamente, Maria José Vasconcelos e Conceição Mendonça, realizaram uma visita de estudo à Expolab.

A visita enquadra-se num trabalho interdisciplinar desenvolvido nas duas disciplinas cujos objectivos foram os seguintes:

  • Construir e aprofundar conhecimentos.
  • Desenvolver competências que permitem o exercício de uma cidadania responsável.
  • Relacionar o aparecimento dos primeiros organismos com o seu impacto no meio ambiente.
  • Explicar a evolução como um modo de entender o mundo que nos rodeia.
  • Compreender que somos uma espécie, evoluímos e o que nos torna únicos é a nossa capacidade para a cultura.

Para a concretização dos objectivos os alunos foram divididos em dois grupos com a finalidade de implementar práticas distintas.

Assim, simultaneamente, foram desenvolvidas:

- Actividades teóricas relacionadas com as exposições: "Evolução e Trilho da Vida".

- Actividades laboratoriais: Observação dos gâmetas, da fecundação e dos primeiros estádios de desenvolvimento embrionário do ouriço-do-mar.

Algumas etapas da actividade laboratorial

Recolha dos ouriços que se encontravam há dois dias num aquário de água salgada.


Limpeza da zona da cavidade bucal

Injecção de 5ml de solução de KCL, a 0,5 molar, junto da cavidade bucal

Pouco tempo após a injecção ocorreu a libertação dos gâmetas (figura abaixo), sendo possível a recolha seguida de observação microscópica.


Porque se utilizou ouriços-do-mar?

Ao contrário da espécie humana, nos ouriços-do-mar a fecundação é externa, com o lançamento dos gâmetas na água do mar. Os espermatozóides dos ouriços-do-mar são atraídos para as proximidades dos gâmetas femininos, através de substâncias químicas lançadas por estes na água do mar.

Como a fecundação é externa, é possível observar no laboratório gâmetas, fecundação e primeiros estádios do desenvolvimento embrionário, utilizando técnicas adequadas.

As actividades laboratoriais tiveram grande receptividade por parte dos alunos, estando relacionadas com o tema Reprodução Humana, integrado na Unidade 1, do programa de Biologia do 12ºAno.

Depoimentos de alguns alunos:

“ Graças à visita de estudo que efectuámos ficámos com uma melhor noção acerca do processo de fecundação. Expandimos os nossos conhecimentos acerca do ouriço-do-mar permitindo-nos comparar alguns aspectos da reprodução destes animais com a reprodução nos seres humanos.”

André Franco e Frederico Leandres – Alunos do 12º B

“….. concluímos também que os primeiros estádios do desenvolvimento embrionário do ouriço-do-mar são idênticos aos do ser humano. “

Andreia Simão e Rodrigo Ferreira – Alunos do 12ºB

“….. apesar de ter sido visualizada a fecundação externa e o desenvolvimento embrionário do ouriço-do-mar, permitiu-nos tirar conclusões sobre acontecimentos relacionados com a fecundação e segmentação nos seres humanos. “

Ana Cordeiro e Nicole Franco – alunos do12ºB

“ ….. compreendemos que nestes animais também ocorre segmentação onde inclui o estádio de mórula e terminando no estádio de blástula apesar de nestes animais a fecundação ser externa.”

Dário Martins e Neuza Franco – alunos do 12ºB

“ …. conseguimos observar a fecundação, a membrana de fecundação, estádio de mórula, blástula e gástrula.”

Beatriz Moreira, Débora Simas e Carolina Sousa – alunas do 12ºB

Alunos participantes:

Ana Cordeiro; André Franco; Andreia Simão; Andreia Garcia; Beatriz Ferreira; Beatriz Moreira

Dário Martins; Débora Simas; Frederico Leandres; Laura Medeiros; Marisa Feijoca; Neuza

Franco; Nicole Franco; Nuno Fernandes; Rodrigo Ferreira; Rodigo Borges; Sara Resende; Vasco

Cabral; Vitória Raposo; Diana Sousa; Filipa Teves

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