A saída de campo efetuada pelos alunos do 10º ano, turmas C e D, que decorreu no dia 17 de outubro do corrente, visou a concretização dos seguintes objetivos:
(11:00 horas) –Paragem no Expolab –Interpretação de exposições lá patentes; estudo da vida/material biológico existente no charco que foi construído há um ano e realização de observações microscópicas
· Conhecer para proteger.
· Respeitar as regras estabelecidas para as saídas de campo.
· Observar algumas formações geológicas da nossa ilha
· Relacionar a geomorfologia com a origem do nosso arquipélago.
· Recolher amostras de rochas para posterior análise.
· Observar amostras de minerais e rochas e fósseis.
· Interpretar a exposição “Florestas: refúgios de biodiversidade” da responsabilidade do Professor Doutor Nuno Farinha, patente no Expolab.
· Observar a olho nú e através do microscópio ótico material biológico existente no charco do Expolab.
O roteiro foi o seguinte:
(10:00 Horas) -Partida da Escola Secundária das Laranjeiras
Observou-se que em Ponta Delgada, a parte mais recente da ilha (começou a formar-se desde há 50.000 anos) ocupa uma plataforma lávica (basaltos resultantes de lavas aa e pahoehoe) constituída pelos derrames emitidos de cones de natureza basáltica os quais constituem o Complexo Vulcânico dos Picos, que vai desde Sete Cidades até à Vila da Lagoa.
(10:00 Horas) – Paragem no Observatório Vulcanológico e Geotérmico da Lagoa para nos inteirarmos de aspetos globais da vulcanologia dos Açores e observarmos uma grande variedade de minerais, rochas e fósseis.
(11:00 horas) –Paragem no Expolab –Interpretação de exposições lá patentes; estudo da vida/material biológico existente no charco que foi construído há um ano e realização de observações microscópicas
Observaram-se-diversas algas unicelulares, isoladas ou em grupo, que integram o reino protista, pertencentes ao filo Euglenozoa, como por exemplo, a euglena e a phacus.
Esquema de euglena
Euglena na água de charco
Phacus
Cianobactérias procariontes, pertencentes ao reino Monera, também foram identificadas como as chroococcus.
Chroococcus
As microalgas de água doce do Género Pediastrum pertencem à Divisão Chlorophyta (Algas Verdes) e formam colónias discoídes com as células dispostas em círculos concêntricos, bem como as do Género
Scenedesmus.
Scenedesmus.
Pediastrum
Foram observados outros protistas como as Diatomáceas, entre elas a Crisófita e a Epithemia pertencentes à divisão Bacillariophyta. São organismos unicelulares, e possuem como característica uma carapaça ou parede silicosa. Podem ser autotróficas, heterotróficas ou mixotróficas.
Crisófita
Sem comentários:
Enviar um comentário