Na passada quinta-feira, dia 31 de Março de 2011, as turmas A e E do 7º ano, acompanhadas pelas respectivas professoras de Ciências Naturais, Helena Carreiro, e de Geografia, Conceição Mendonça e Sandrina Miranda, realizaram uma visita de estudo à Gruta do Carvão.
Esta visita, que está inserida no PAA, resultou de um trabalho de interdisciplinaridade das duas disciplinas envolvidas.
Ainda na escola, a professora de Ciências Naturais forneceu aos alunos um folheto informativo sobre a gruta e um questionário para ser respondido, durante a visita, com questões sobre as estruturas que iriam observar no interior da gruta, com o objectivo de ser uma visita orientada para o estudo do vulcanismo, que está a ser leccionado em Ciências Naturais.
O percurso entre a escola e a gruta foi feito a pé e durou cerca de 45 minutos, durante o qual os alunos se mostraram muito entusiasmados e ansiosos de chegar ao destino.
Uma vez chegados às instalações de recepção dos visitantes, no Paím, fomos atenciosamente recebidos pelos técnicos da gruta, que nos explicaram como iria decorrer a visita.
Assim, separámos as duas turmas, tendo a turma A, acompanhada pela professora Sandrina, seguido primeiro para a visita guiada ao interior da gruta, enquanto a turma E aguardou impacientemente, na recepção, pela sua vez. Entretanto, tiveram oportunidade de visualizar um documentário, com cerca de 15 minutos, alusivo às diversas cavidades vulcânicas dos Açores, ficando a saber que, até ao momento, já se conhecem à volta de 270 estruturas desta natureza, em todas as ilhas dos Açores, com excepção da ilha do Corvo e que o maior número se situa na ilha do Pico.
Os alunos da turma E, enquanto aguardavam, aproveitaram, ainda, para observar diversos exemplares de produtos vulcânicos que se encontram em exposição na recepção.
Passados cerca de 40 minutos, a turma A regressou e os colegas da outra turma, acompanhados pelas professoras Conceição e Helena, foram fazer o percurso pelo interior do tubo lávico.
A guia começou por fazer uma breve explicação da formação da ilha de S. Miguel e do surgimento das cavidades vulcânicas e, durante todo o percurso, os alunos escutaram as explicações com entusiasmo e curiosidade.
Cerca das 11:30h, iniciámos o percurso de regresso, com o tempo bem melhor do que quando iniciámos.
Embora exaustos, à chegada, pelas 12:30h, os alunos verbalizaram a sua satisfação por terem tido a oportunidade de realizar esta visita de estudo.
Para visualizar as fotos obtidas no lugar, clique na imagem:
Sem comentários:
Enviar um comentário