Participação da Escola Secundária das Laranjeiras
no concurso “Sim, este ano o Natal é amarelo”
A Escola Secundária das Laranjeiras, nomeadamente o seu conselho Eco-Escolas envolveu neste projecto cerca de 100 alunos dos 7ºs, 8ºs e 9ºs anos e 20 professores. Quer os alunos, quer os professores participaram na recolha dos materiais utilizados na construção da árvore, na sua transformação (colagem, pintura e construção de adereços). As mensagens que são expostas por toda a estrutura que constitui a árvore foram elaboradas por alunos de turmas do 9ºano.
O projecto teve o seu início no mês de Outubro com uma reunião do conselho Eco – Escolas na qual várias propostas foram apresentadas para a participação neste concurso e assim, em várias turmas do 3º ciclo passou-se a mensagem subjacente à participação da escola. Em Novembro procedeu-se à recolha e selecção do material reciclável que poderia interessar para a construção da estrutura e os alunos acharam interessante utilizar, além das cerca de 150 embalagens Tetra Pak e cartão das caixas que recolheram (necessárias para construir a estrutura base da árvore), cápsulas metálicas de café, tampas de plástico de garrafas de água e de sumos, bases de garrafas de plástico, pedaços de papel crespo utilizado em outras actividades realizadas no decorrer desta época natalícia (decoração de exposições de trabalhos, decoração de recintos de festa) e caixas de ovos para construir os adereços que enfeitam.
Ainda como acção de sensibilização, a coordenadora da Eco-Escola e um grupo de alunos que se dedicava à aplicação da primeira camada de pintura nas embalagens na aula de Educação Tecnológica foi entrevistado pela RTP – Açores, numa pequena reportagem sobre a participação das escolas da Região Autónoma dos Açores que foi para o ar num telejornal da primeira semana de Dezembro.
Em seguida, procedeu-se à aplicação de várias camadas de cor de modo a tornar as embalagens amarelas e à colagem das embalagens para construir a estrutura pensada por muitas cabeças.
Depois de se estabelecer bem o que se pretendia construir foi só organizar adequadamente as embalagens Tetra Pak e colar.
Foi necessário aplicar mais algumas mãos de tinta para conseguir que a estrutura ficasse amarela e enquanto alguns dos professores e alunos se dedicavam a esta tarefa, outros grupos passavam à construção dos enfeites da árvore de Natal com os materiais anteriormente recolhidos (cápsulas de café, tampas e bases de garrafas plásticas, recortes do interior das embalagens Tetra Pak e caixas de ovos) e transformados e à elaboração de mensagens alusivas à necessidade de reciclar embalagens Tetra PaK, colocando-as no ecoponto amarelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário