quarta-feira, 18 de maio de 2011

Visita de estudo à Unidade de Genética e Patologia Molecular do H.D.E.S.


" A Ciência será sempre uma busca, jamais uma descoberta; ela é uma viagem,nunca uma chegada"
Karl popper

No dia 22 de Fevereiro de 2011, os alunos da turma B do 12ºano da Escola Secundária das Laranjeiras, acompanhados pelas professoras de Biologia e de Psicologia, Maria José Vasconcelos e Conceição Mendonça, respectivamente, realizaram uma visita de estudo à Unidade de Genética e Patologia Molecular do H.D.E.S.

A visita enquadrou-se num trabalho interdisciplinar desenvolvido nas duas disciplinas visando os objectivos seguintes:


  • Valorizar conhecimentos de genética promotores no melhoramento da qualidade de vida do indivíduo.

  • Conhecer práticas de Biologia Molecular.

  • Construir e aprofundar conhecimentos.

  • Observar técnicas de investigação.

  • Desenvolver o gosto pela pesquisa.

  • Verificar a aplicação prática de conteúdos leccionados.

  • Desenvolver competências que permitem o exercício de uma cidadania responsável.


No decorrer da visita e com o apoio da Doutora Luísa Mota Vieira e técnicos da referida unidade, foram realizadas diversas actividades tais como:






  • Informações sobre alguns aspectos de funcionamento do Hospital:
    - Diferentes áreas laboratoriais;
    - Tarefas desenvolvidas nos laboratórios;
    - Materiais indispensáveis numa bancada de laboratório;
    - Características do trabalho laboratorial;


  • Realizações de actividades laboratoriais em que se observou:
    - DNA extraído do sangue;
    - Fragmentos de DNA obtidos por PCR;
    - Sangue de indivíduo saudável e de indivíduo com doença hematológica.


Unidade de Genética e Patologia do H.D.E.S.



A Doutora Luísa Mota Vieira, doutorada em Ciências Biomédicas, especialidade Genética, é a investigadora principal e responsável pela Unidade de Genética e Patologia Molecular do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.


As actividades da Unidade de Genética desenvolvem-se em duas vertentes: investigação e diagnóstico. A primeira, tem incidido sobretudo na caracterização da estrutura genética da população dos Açores. A segunda vertente, tem beneficiado do desenvolvimento tecnológico implementado na vertente da investigação, inclui o estudo e diagnóstico de patologias relevantes no contexto regional como por exemplo os estudos moleculares para a hemocromatose hereditária e para o síndrome de Gilbert, e o diagnóstico precoce ( por biologia molecular) da leptospirose humana, problema de saúde pública nas ilhas de S. Miguel e Terceira.


Tem, igualmente, em curso o estudo genético das cardiopatias congénitas na ilha de S. Miguel, fruto da colaboração com os serviços de Pediatria do Hospital em Ponta Delgada e de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Cruz. Por exemplo, neste estudo demonstrou-se que a prevalência das cardiopatias congénitas na ilha de S. Miguel é relativamente elevada, ou seja 9,16 casos por 1000 recém-nascidos. Os resultados dos estudos até à data realizados foram objecto de artigos científicos, publicados em revistas internacionais da especialidade.
O conhecimento científico produzido na Unidade de Genética traduz o esforço e empenho na formação técnico-científica que tem sido proporcionada aos membros da equipa, através da frequência de cursos e apresentação de trabalhos em congressos realizados no continente, na Europa e nos USA.



adaptado de http://www.cienciahoje.pt/ (A investigação científica numa região insular e periférica)





" Tudo se passa como se cada indivíduo tivesse um "manual de instruções" que asseguram um determinado padrão, embora permitam variações à volta desse padrão. Esse "livro de instruções " é, como já se sabe, o património genético do indivíduo e corresponde ao seu genoma."

In manual de Biologia 12ºAno



" Sabemos que a nossa época é notável pela Ciência. Compete-nos usá-la para alargar e libertar a nossa cultura. São estes os distintivos da Ciência: Estar aberta para que todos a oiçam e todos terem a liberdade de dizer o que pensam. São emblemas do mundo no seu melhor, e do espírito humano no seu repto mais alto."



J. Bronovski



Alunos participantes:
Ana Cordeiro, André Franco, Andreia Simão, Andreia Garcia, Beatriz Ferreira, Beatriz Moreira, Dário Martins, Débora Simas, Frederico Leandres, Laura Medeiros, Marisa Feijoca, Neuza Franco, Nicole Franco, Nuno Fernandes, Rodrigo Borges, Sara Resende, Vasco Cabral, Vitória Raposo, Diana Sousa, Filipa Teves e Sofia Paquete.
















































































































































































































terça-feira, 17 de maio de 2011

Participação da Escola Secundária das Laranjeiras, através da Eco-Escola, no concurso “Sim, este ano o Natal é amarelo”




A Escola Secundária das Laranjeiras, nomeadamente o seu conselho Eco-Escola, envolveu neste projecto cerca de 100 alunos dos 7º, 8º e 9º anos e 20 professores. Quer os alunos, quer os professores participaram na recolha dos materiais utilizados na construção da árvore de Natal, na sua transformação (colagem, pintura e construção de adereços).
As mensagens que são expostas por toda a estrutura que constitui a árvore foram elaboradas por alunos de turmas do 9ºano.

O projecto teve o seu início no mês de Novembro com a recolha e selecção do material reciclável que poderia interessar para a construção da estrutura.

Em várias turmas do 3º ciclo passou-se a mensagem subjacente à participação da escola neste concurso e os alunos acharam interessante utilizar cápsulas metálicas de café, tampas de plástico de garrafas de água e de sumos, bases de garrafas de plástico, pedaços de papel crespo utilizado em outras actividades realizadas no decorrer desta época natalícia (decoração de exposições de trabalhos, decoração de recintos de festa) e caixas de ovos para construir os adereços que enfeitam, para além das cerca de 150 embalagens Tetra Pak e cartão das caixas que recolheram (necessárias para construir a estrutura base da árvore).



Ainda, como acção de sensibilização, a coordenadora da Eco-Escola e um grupo de alunos que se dedicava à aplicação da primeira camada de pintura nas embalagens foram entrevistados pela RTP – Açores, numa pequena reportagem sobre a participação das escolas da região.

A árvore, como produto final de um longo trabalho, foi exposta no átrio central da escola, perto do cantinho onde se faz a divulgação das eco-notícias e das eco-ideias e onde se faz também a sensibilização para a necessidade da reciclagem.


Desta forma alegre, festiva e colorida pensamos ter conseguido transmitir a mensagem que, tal como as outras embalagens, as Tetra Pak também devem ser colocadas no ecoponto amarelo, permitindo poupar recursos naturais que, de outro modo, estariam totalmente perdidos se fossem colocados no lixo indiferenciado com destino ao aterro sanitário.



Para ver a reportagem fotográfica, clique aqui.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Campanha S.O.S. Cagarro-com a colaboração da nossa Eco-escola


Campanha SOS Cagarro

A Escola Secundária das Laranjeiras participou na campanha SOS Cagarro 2010, promovendo uma exposição de fotografias (gentilmente emprestadas pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar), no átrio central da escola, de 18 a 22 de Outubro, com informação adicional sobre as principais características da espécie e os principais contactos a estabelecer no caso de encontrar algum cagarro em dificuldade.

Realizou-se também uma conferência proferida por Rafaela Anjos no anfiteatro da escola, no dia 26 de Outubro pelas 14 horas e 30 minutos na qual se procurou esclarecer todas as questões pertinentes na protecção do Cagarro.

Para visualizar as fotos clique aqui

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Equipa da Eco-Escola promove acções de sensibilização

Sensibilização para a necessidade de reduzir a produção de lixo

Ao longo do ano lectivo, procura realizar-se às 6ªs feiras, das 9:45 às 10:00 horas, no anfiteatro da Escola Secundária das Laranjeiras uma acção de sensibilização sobre a necessidade de reduzir a produção de resíduos e sobre as vantagens da separação, reutilização e reciclagem dos resíduos. Esta actividade organizada por Fátima Botelho e Helena Carreiro, docentes pertencentes ao eco – conselho desta escola, tem como público-alvo as turmas do 3º ciclo.

Como estratégia de apresentação para esta actividade é apresentado o lixo reciclável recolhido durante uma semana para que os alunos tenham noção da quantidade de lixo que cada um de nós produz. Posteriormente, os alunos são sensibilizados a:

reduzir a produção de resíduos com apresentação de diversas estratégias;

reutilizar os resíduos na produção de novos objectos também com apresentação de diversas estratégias;

proceder à separação doméstica dos diferentes resíduos (plásticos e metais - embalagens, papel e cartão, vidros, óleos, rolhas de cortiça, pilhas, tinteiros de tonner e matéria orgânica para compostagem) e à sua colocação correcta nos respectivos eco-pontos.

Simultaneamente, é apresentada uma súmula de todas as vantagens de realizar a separação de resíduos e dos produtos resultantes da sua transformação (reciclagem).

Veja mais fotos , clicando nesta frase

Alunos da Eco-Escola participam no projecto "Água Fonte de Vida"

Saída de Campo dos alunos do conselho Eco – Escolas

No dia 30 de Março um grupo de alunos do conselho eco – escolas da Escola Secundária das Laranjeiras acompanhados de cinco docentes deslocou-se, numa saída de campo, a dois charcos situados próximo do Pinhal da Paz, com o objectivo de participar no projecto “Água, fonte de Vida” - Estudo da biodiversidade em charcos e a sua relação com condições abióticas e bióticas.

Este projecto tem como principais objectivos gerais:

-estimular a aquisição de comportamentos e valores favoráveis à conservação da natureza e da biodiversidade;

-desenvolver a capacidade de lidar com a Ciência e com a tecnologia na resolução dos problemas do dia-a-dia; Incentivar os intervenientes a descobrir,

-valorizar e investigar os charcos e a sua biodiversidade;

-identificar e monitorizar a fauna e a flora associada ao charco;

-observar vida microscópica e seguir diferentes ciclos de vida;

-avaliar a qualidade da água e realizar experiências laboratoriais de
carácter prático sobre o impacto de poluentes sobre a biodiversidade.

Clique aqui para visualizar o album



Eco-Escola a participar nas comemorações de dias mundiais


Outras actividades da Eco-escola

Campanha de sensibilização para a preservação e poupança da água doce potável no concelho de Ponta Delgada

No dia 23 de Março, pelas catorze horas e trinta minutos, decorreu no anfiteatro da Escola Secundária das Laranjeiras uma palestra proferida por Selma Cordeiro, dos SMAS de Ponta Delgada. Nesta palestra, esclareceram-se temáticas como:

-onde se localizam as principais nascentes fornecedoras da água da rede pública do concelho de P.D.;

-os principais tratamentos feitos à água recolhida nos diversos pontos de colecta;

-os períodos do ano em que os cuidados a ter com a água são maiores do que o normal;

-as estratégias de diminuição do consumo de água doce potável e formas de evitar a sua poluição.

No final estabeleceu-se um momento de exposição e esclarecimento de dúvidas sobre a temática em análise.

Esta actividade surgiu em alternativa à realização de uma visita de estudo à ETA da nascente do Rêgo (onde ocorre tratamento por correcção de agressividade) e à ETA das Sete Cidades (onde ocorre tratamento por injecção de hipoclorito de sódio – desinfecção), que não pode ser realizada por falta de transporte para deslocar os alunos interessados.


Veja a reportagem da actividade,clicando aqui